Você conhece a história da uva? – APPC

Você conhece a história da uva?

O que é o grau Brix?
8 de novembro de 2019

Você conhece a história da uva?

A uva, fruto da videira ou parreira (planta da família Vitaceae), é uma das frutas mais antigas da história da alimentação humana e seu cultivo teve início há cerca de 6 a 8 mil anos atrás no Oriente Médio. Em relação ao vinho, algumas fontes dizem que a adega mais antiga do mundo se encontra na Armênia, onde possui os primeiros vestígios de vinho tinto. Outros historiadores relatam que há registros da bebida em pinturas egípcias, a civilização mais antiga do mundo. Há ainda quem acredite que o vinho tenha surgido na pré-história, pois encontraram resquícios de caroço de uvas em cavernas.

Na mitologia, as uvas eram sempre representadas junto ao Deus do Vinho Baco, para os romanos, e Dionísio, para os gregos, frequentemente retratados com uma coroa de folhas de parra, ou segurando um cacho de uvas ou uma taça de vinho.

Na Bíblia Católica, as uvas foram citadas pela primeira vez quando Noé cultiva-os em sua fazenda (Gênesis 9:20-21) e possuem um significado especial para os cristãos desde o início da Igreja, que utiliza o vinho na celebração da Eucaristia, representando o sangue de cristo.

No Brasil, o cultivo de uvas começou por volta do ano de 1935, trazida pelos portugueses. A produção e consumo foi intensificada com a chegada dos imigrantes italianos.

Na Cooperativa APPC a produção começou após a sua fundação em 2000. Foi preciso muito estudo e zeloso trabalho para desenvolver a variedade de uva APPC007, que recebe a marca Pilarmoscato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Agora você pode receber a Pilarmoscato na sua casa!

× Faça seu pedido!